AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
O QUE É AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA?
A avaliação neuropsicológica é uma área de interlocução entre psicologia e neurociências. Trata-se do estudo entre as relações do sistema nervoso central, o funcionamento cognitivo e o comportamento a partir de um processo investigativo do funcionamento das funções cognitivas e emocionais do indivíduo.
QUAL É O PRINCIPAL OBJETIVO DE UMA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA?
Investigar as funções cognitivas que estão preservadas e as que estão comprometidas para auxiliar ou complementar um diagnóstico e guiar estratégias de intervenção quando há prejuízos cognitivos em decorrência de quadros patológicos.
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS FUNÇÕES COGNITIVAS?
Atenção, memória, linguagem, raciocínio, funções executivas (planejamento, inibição, flexibilidade mental, abstração).
COMO É REALIZADA UMA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA?
Através de observação e raciocínio clinico, uso de escalas e outros instrumentos padronizados e atividades específicas planejadas previamente de acordo com cada demanda.
QUAIS OS PRINCIPAIS MOTIVOS DE ENCAMINHAMENTO PARA A AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA?
Traumas, doença de Parkinson, AVC, tumores, dependência química, traumatismo crânio encefálico, doenças neurodegenerativas, Alzheimer, dificuldades de aprendizagem, TDAH, transtornos do neurodesenvolvimento, dificuldades de memória, entre outros.
QUANTO TEMPO LEVA PARA UMA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA SER CONCLUÍDA?
O número de sessões necessárias é individual, pois depende do tempo de execração de cada pessoa e da complexidade do quadro. Normalmente são necessárias no mínimo 5 sessões de 50 minutos cada. As sessões podem ser realizadas uma ou mais vezes na semana.